sábado, 2 de fevereiro de 2013

Por que saber sobre o TDHA?

Penso que quanto mais conhecemos sobre algo, mais compreensivos somos e melhor lidamos com as situações.
Por falta de conhecimento ou simples informação, portadores de TDHA são rotulados de: 'mal educados', 'pestinha', 'custoso', enfim... inúmeros cognomes. 
O TDHA sempre existiu, o que  não existia era estudos do caso (dá dó de pensar em como os portadores eram tratados). Mas hoje existe e por isso precisamos saber sobre para ajudar essas crianças e adolescentes com o transtorno e todos os envolvidos no caso.
Eu considero o TDHA um problema sutil. É mais fácil lidar ou buscar formas de lidar com situações aparentes. Por exemplo: uma criança com Síndrome de Down, é nítido o problema dela, e os envolvidos já sabem o que fazer ou pelos menos sabem onde procurar ajuda. No caso do TDHA, ele se mistura com o comportamento e instintivamente reagimos à um comportamento 'fora do padrão'.
Claro que não podemos afirmar que todo caso de indisciplina, agitação, entre outras características, seja TDHA, ás vezes é só falta de limite ou reação por algum motivo que não esteja bem, querendo chamar atenção ou algo do tipo.
O que não sabemos é o grande impacto desse problema sobre o portador, sua família e a própria sociedade como um todo. Por isso, insisto: temos que conhecer mais sobre o TDHA.
Ao longo da vida do portador, os problemas são os mais variados: atraso no desenvolvimento psíquico (relativo à alma ou às capacidades morais e intelectuais), infantilização, perda de oportunidades escolares e profissionais, perdas afetivas, dificuldades no relacionamento familiar e social, baixa-autoestima.
Dramática é a história dos adolescentes que, por causa do transtorno, se envolvem com drogas, pois o TDHA determina uma propensão biológica e comportamental centrada na deficiente capacidade que o portador tem de autocontrole e consequência de baixa-auto-estima. 
Estão vendo que o problema é mais sério do que imaginávamos? Que vai além da educação que a criança recebeu? E que é uma questão orgânica?
E quando eles são tachados de 'burros', 'preguiçosos', 'que não tem vocação pro estudo'? 'Burros' são os que não conhecem que existe fatores neurobiológicos... (rsrs peguei pesado, né?) É por isso que estou aqui... para disseminar informações e mudar o quadro de falta de informação sobre o TDHA. É um trabalho demorado, mas vamos conseguir!!!!
Continuem acompanhando que logo compartilho informações quentinhas!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário